sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cidade morta

Desde 2009 essa fúnebre cidade me persegue, com o seu calor mórbido, suas pessoas frias e desumanas que só se importam com o poder monetário que você carrega. Vim para Brasília com dezessete anos e desde o primeiro momento em que eu soube que viria morar aqui, o pesadelo começou. Um lugar que eu mal conhecia alguém, que tinha uma arquitetura horripilantemente moderna e um calor desgraçado junto com a secura maquiavélica, era o primeiro passo para a minha morte interior.
Abdicar de todas as minhas lembranças de Belo Horizonte, todo o meu amor pela cidade, pelos parques e praças, tão lindas, cheias de histórias de domingo. Da alegria e humildade das pessoas ao te cumprimentarem no ponto de ônibus, dar bom dia ao trocador, ver a cidade cheia de gente indo trabalhar, sem aquela formalidade e preconceito. Todos juntos, todos diferentes, com vidas e cotidianos distintos. As lanchonetes simples e baratas do centro da cidade, daquelas que você paga um real por quatro pães de queijo e um pingado, e é uma delícia. Eu morro de saudade disso. De ir à Praça da Liberdade aos domingos e ver as crianças brincando com os pais, andando de velotrol, aprendendo a andar de bicicleta sem uma rodinha, esperando na fila para poder beber água da fonte... O moço do algodão doce e os hippies vendendo coisas artesanais. Novamente, todo mundo junto. Normal estar todo mundo junto, não? Aqui em Brasília não. As pessoas, desde que moro aqui, percebi a frieza e a falta de hospitalidade presente nessa cidade, a falta da palavra "família" em si, a humildade, simplicidade... Isso é tão estranho aqui, tão estranho e inexistente. Aqui é desumano. Aqui não tem amor, não tem vida, te sugam a vida que você tinha antes de vir pra cá. Te tomam o amor e pureza que você esbanjava tanto antes de morar aqui. Brasília engessa.
Fazer amigos em Brasília é tão difícil quanto ganhar na loteria sem apostar. Sempre tive boas amizades, daquelas de você ir na casa da outra, fazer um bolo, brigadeiro, esquentar o café e assistir a novela das seis. Fazer festa do pijama, alugar um tanto de filme e todo mundo assistir junto. Sair pra beber na Praça da Liberdade até de madrugada e ficar esperando o ônibus passar às 6h da manhã. Pra mim, isso vale muito mais do que todas as amizades que já tive em Brasília. Aqui, se você não sai com a pessoa pra festa, você já não é mais amigo. Não existe amizade, existe interesse. Ônibus? Você anda de ônibus? Mas credo, que nojo, odeio ônibus, ônibus é coisa de pobre. Eu pego ônibus desde que me entendo por gente, desde os meus dez anos de idade, e não sou pobre, e mesmo se fosse, não sei que diferença faria.
Não tem muito o que se fazer aqui, se você é uma pessoa caseira, te taxam de chata, depressiva, caxias. E aí, acaba que não te resta muita opção de lazer. Cinema certamente uma hora você vai acabar vendo todos de todos os cinemas, Feira do Paraguay (é uma feira de produtos importados, mentira, contrabandeados que vende tudo quanto é coisa, mas prefiro comprar pelo ebay) que uma hora enche o saco, principalmente depois de 4 anos, Parque da Cidade (que não tem porcaria nenhuma pra se fazer, além dos casais que não moram sozinho e vão lá para dar amassos, um parque sitiado por abelhas, um parque de diversões caríssimo e de uma estrutura extremamente insalubre e um perigo durante a noite). Não tem ônibus a noite, não tem um parque que as pessoas possam se encontram a noite sem medo de ser esquartejada ou assaltada, e também se alguém for beber, não tem como voltar pra casa, porque não existe ônibus a noite, não existe! Acaba que você querer fazer um programa romântico com o seu namorado se torna impossível, a não ser que você vá para o Pontão, que é longe de tudo e resolva tomar um vinho, e que quando estiver voltando pra casa, que também é longe, pare em uma blitz e tenha o carro apreendido. É tudo tão fora de mão, tão impossível de ser feliz. Olha, se você é podre de dinheiro, eu entendo que você se divirta aqui. Mas eu não sou, e não vejo porque o fato de'u ser mais rica me faria feliz. Sempre tive a mesma situação financeira em Belo Horizonte e fui feliz demais. O problema não sou eu, é essa merda de cidade.
Onde já se viu pessoas não cumprimentarem as outras? Uma vez fui dar bom dia para o motorista do ônibus e ele me olhou torto. Eu fiquei sem entender aquela atitude. Será que eu fiz algo errado? Mas isso sempre foi normal para mim...
Roupa. Ah, roupa... Roupa é um ótimo assunto nessa cidade. Não tem lojas! Loja só em Shopping, e é tudo caro. Quer comprar uma blusa normal? Só nas lojas de departamento... E se você não se veste bem, vão te olhar feio, muito feio, e vão te esnobar e te excluir. Igual Jardim de Infância. As pessoas daqui estagnaram no Jardim de Infância e acham isso super normal.  Aqui não existe aquelas lojinhas gostosas e baratas do centro da cidade, que você compra sapatilha por vinte reais, blusinhas regatas por dez reais e bijuterias a preço de banana... Aqui o negócio é caro e injusto.
Sem falar no aluguel sem noção. Tem gente que paga NOVECENTOS reais para morar em uma kitinete de VINTE metros quadrados, e se quiser comprá-la, custa em média, uns 250 mil reais. Eu tenho vontade de mandar tomar naquele lugar, mas não adianta. Com 250 mil reais eu compraria um apartamento todo arrumadinho no Serra ou em algum bairro bom de Belo Horizonte, e ainda sobraria dinheiro para uma pintura nova e se bobear uma entrada num carro. É inadmissível o valor que eles cobram para uma pessoa morar, uma qualidade de vida de merda, um apartamento que você nem tem onde pendurar as roupas limpas, mesmo porque nem máquina de lavar cabe. Eu não sei qual a patologia dessa cidade, talvez a demência em si, mas o que mais me convence é a sociopatia. A pessoa vem morar aqui bem normal, mas acaba ficando desnorteada com as condições, e isso pega. Se você quer ter ódio pela vida, venha para Brasília, aqui é o lugar.
E olha, sinceramente, nunca fui tão infeliz desde que me mudei. Eu costumava ser uma pessoa mais viva, extrovertida e feliz com a vida, hoje sou mais amarga e cada vez mais triste. Gosto de chamar aqui de "Detrito Federal".
E olha, pouco me importa se você idolatra e defende aqui, neste caso a sua opinião é insignificante.

20 comentários:

  1. Tem alguém aqui que ASSINA em baixo, e digo mais: sou de Belzonti também... e poutz, vim mais cedo que você, e senti na pele a diferença GRITANTE. Saí de lá com milhões de amigos, festinha de despedida, e cheguei aqui e vivi o resto da minha infância presa em apartamento, pois não consegui fazer amizades tããaao cedo, eu era MUITO solitária. Hoje vejo meus irmãos, que viveram boa parte da vida lá e tem até hoje as amizades de lá, a diferença ! As pessoas são REALMENTE amigas, elas se importam...o fato de morarem em outra cidade nunca os afastou, vivem vindo pra cá...ou meus irmãos pra lá... minha irmã fez cirurgia, a amiga dela de BH pediu uma semana de recesso do trabalho, pra poder vir cuidar dela. Que dia que vou achar alguém assim aqui? NUNCA, e se for, com ctz é alguém que não nasceu aqui. E realmente, andar de ónibus parece absurdo pra galera daqui... ou trabalhar... ou correr atrás das coisas, o povo é tão mimado e tem tudo mastigado, às vezes tenho até medo de ficar assim !
    Muito bom post, me fez relembrar das coisas boas da minha cidade...boa sorte na sua estadia aqui!

    ResponderExcluir
  2. Pensei que eu fosse a única pessoa que detestasse essa cidade,ainda bem que não sou a única.Tô contigo e assino embaixo!Diferente de você, eu carreguei o carma de nascer nesta cidade,porém morei em Minas Gerais na infância e sempre passava as ferias na minha adolescência, e confesso que foi a melhor época da minha vida.Até hoje quando vou visitar a minha avó, as minhas tias e primas elas fazem a festa,me recebem super bem,não querem que eu vá embora tão cedo, e é nessas horas que eu me pergunto porque eu ainda me deixo estar infeliz por morar nesta cidade?Aqui não tenho amigos (tenho 25 anos),fazia parte de uma Igreja e quando sai as pessoas passavam por mim na rua e fingiam que nem me conheciam.Brasília é um ótimo lugar para testar a auto estima das pessoas,quando você ousa cumprimentar alguém, mal escuta um "oi" e a pessoa ainda faz cara de poucos amigos,como se isso fosse um insulto.O Clima daqui é horrível,as pessoas são frias,o custo de vida é alto,opções de lazer só para quem tem dinheiro,enfim esta cidade é uma merda.

    ResponderExcluir
  3. Puxa Vida Isabela...de todos os comentários sobre os desgostos com Brasília que encontrei na internet o seu post foi o mais profundamente funesto e franco. Estive aí recentemente e pouco conheci além da Esplanada. Estou pesquisando a respeito da cidade já que posso ser chamado a trabalhar aí...assim encontrei tantos comentários depreciativos, sinistros e amargos que comecei a ver um tipo de poesia macabra no ato 'opinar sobre Brasília'...e o seu post para mim foi campeão.
    Além disso passa a ter uma influência na minha decisão de assumir ou não o emprego...não sou contra nem a favor de Brasília, por enquanto...mas a sua opinião soa a de alguém que afirma com propriedade. Gostei do seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, uma coisa comum nas pessoas que moram aqui é porque boa parte delas foram transferidas ou vieram assumir o cargo aqui com o intuito de ganhar mais. Algo promissor, mas o fato de receberem mais se justifica devido ao custo de vida assombroso. Sabe, a vida das pessoas parece-me vazia, você acorda às 8h, chega ao trabalho às 10h e volta às 17h. Durante essas 7h de jornada você simplesmente recebeu ordens e não exercitou nada na cabeça, ficou fechado em seu canto, refugiando-se das pessoas e cada vez mais se tornando uma pessoa mais individualista. É o que eu vejo aqui; individualismo. É cada um por si, não existe aconchego e preocupação de estranhos. Parece que o dinheiro e a qualidade de vida perfeita que as pessoas almejam sucumbiu a cabeça de todos.
      Aconselho a você que na primeira oportunidade que você tenha para transferir para outro lugar, agarre-a com todas as forças.

      Obrigada!

      Excluir
  4. Eu espero muito gostar desse lugar. Cheguei a pouco tempo (2 meses) também para trabalhar. Estou num estado de estranhamento completo, mas como estou com tantos problemas para lidar que pensar sobre a cidade nem me predispus, mas posso dizer que meus olhos não brilharam de alegria por nada aqui, ainda (espero que isso mude logo). Aqui tudo parece ser muito pragmático e automático, nem São Paulo que tantos falam que ali só se vive para trabalhar eu senti isso, na verdade muito pelo contrário, senti muita vida e alegria nas pessoas. Eu sou uma pessoa muito fácil de fazer amizades, mas até agora não senti ligação com as pessoas dessa cidade, as poucas pessoas que conversei na rua todas não eram daqui. SOCORRO. eu não quero nem pensar em não gostar daqui, pois n tenho opções no momento, preciso trabalhar e trabalhar para o melhor chegar. Voltar para minha cidade nem passa em minha cabeça, e espero que nem tão cedo, quero progredir mas tenho medo da solidão que tanto sinto seu cheiro. O clima é bem diferente: frio e seco, combinando com os nativos da cidade. Poxa que coisa. Bem que podíamos formar o grupo "os exilados" rs

    ResponderExcluir
  5. Apoio a idéia de fazer um grupo de exilados reclamões! Moro aqui há 3 anos e odeio a cidade. Tem sim coisas boas, mas infelizmente o número de aborrecimentos que se passa aqui supera monstruosamente o bons momentos. O clima é inóspido, o atendimento é ruim, tudo é muito caro, muito mal feito e o brasiliense é extremamente grosseiro. É possível fazer amizades com o pessoal de fora ou do entorno, pois se você vem de fora as pessoas daqui só se aproximam se souberem que ganharão algo em troca. É normal dar bom dia ao vizinho e ele ignorar solenemente, é normal também muito barulho nos apartamentos vizinhos (que são sempre muito caros, velhos e minusculos). Quem gosta da cidade normalmente é deslumbrado: se você reclamar do transporte o nego argumenta que existem projetos e blábláblá, e ignora que os projetos já fizeram muitos aniversários, que hoje são ultrapassados e o que nunca deixarão de ser apenas projetos. Esses deslumbrados pagam com gosto os apartamentos velhos e pequenos, que custam quase 1 milhão de reais, pois eles acreditam que Paris, NY, ou qualquer outra cidade não chega aos pés de Bsb e que daqui uma década esses imóveis custarão 3 milhões, pois o mundo irá descobrir que Bsb é a melhor cidade do mundo. Se você pensa em vir, olhe os preços dos imóveis e faça as contas. Talvez o salário não pague o padrão que você tem na sua cidade e fora da sua casa não há muito o que fazer por aqui, a não ser que goste de andar sob sol quente.

    Raquel

    ResponderExcluir
  6. Eu topo. Quando chego numa cidade nova, gosto muito de desbravar e sair por ai garimpando lugares que me agradem, aqui estou tendo dificuldades locomotoras, obviamente não tenho um carro ao meu dispor todo o tempo. Quero garimpar lugares de preços justos para comer, beber e ouvir música de qualidade (o que no que se refere a preço justo acho que será impossível). Onde estão as bandas locais da cidade? Por onde anda a classe artística daqui? alguém tem notícia? kd a vida boemia daqui????? Onde esta a autenticidade da cultura local? enfim vamos compartilhar e procurar juntos? rs quem tiver afim de sair pra conhecer lugares e pessoas que valem a pega é só me chamar que vou junto. Meu contato: madsonreis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem vida boêmia aqui! O mais próximo disso era onde eu trabalhava há uns 4 meses atrás, num bistrô lá na 408 norte, chama Senhoritas. Lá o ambiente é super legal, toca música boa, vende cerveja boa, o dono de lá é gente boa demais, adora conversar e trabalhar lá era a alegria do meu dia, porque eu conversava com todo mundo, ficava até 4h da manhã lá na maior boa vontade de tão legal, mas arranjei outro emprego... hahaha

      Animo de montar esse grupo de exilados, vou te mandar um email, para quem ler isso e estiver interessado, me mandem um email: isa.seabra@hotmail.com

      Excluir
  7. O que acham de criar o grupo no face para facilitar o acesso? Seria massa demais criar um canal de comunicação e aproximar quem quer se aproximar. Deixem os emails !! =D

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Isabela... estava pensando em prestar concurso pra essa cidade, mas acho que já mudei de ideia. Identifiquei-me muito com você: gosto da natureza, de muitas amizades e da vida simples. Dinheiro pra mim nunca teve muita importância. E pelo jeito eu serei infeliz em Brasília, a minha intuição já dizia! rsrs
    O que adianta ter um ótimo cargo público e não ser feliz? Vou repensar minhas escolhas e escolher um lugar que tenha mais a ver com minha personalidade.

    ResponderExcluir
  9. Oi, achei seu blog pesquisando sobre Brasília. Assim como os outros comentários, eu passei em um concurso e terei que morar nessa "bela cidade". De tudo que já pesquisei sobre ela, posso dizer que compartilho seu ódio mortal por essa cidade museu, feita para ser vista e não para se morar, sem ao menos morar ai... Mas, não posso negar o concurso, ou vou morrer de fome. Além do mais posso me transferir para qualquer local do Brasil em 03 anos (farei isso com certeza). Vi que você falou sobre ônibus. Bem, eu sempre andei de ônibus e pretendo continuar a fazer isso em Brasília, não me importo nem um pouco com a opinião das pessoas, gostaria apenas de fazer isso com dignidade, o que nessa cidade parece ser algo meio impossível.Gostaria de te fazer uma pergunta: qual é o melhor local para se pegar ônibus ai Brasília em termos de quantidade. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, novamente, hehehe. Mude mesmo, três anos para mim seria algo torturante, mas como você será novo aqui, talvez passe rápido. Bom, o lugar menos pior para pegar o baú é na W3 e na rodoviária, na minha opinião. Demora que é uma beleza, condições esdrúxulas, tem até barata no ônibus da UnB (110), trocador mal educado e o motorista nem te dá oi, como eu disse no texto (eu acho). Espero mesmo de coração que você se adapte à cidade... Eu juro com todos os dedos que eu tentei ao máximo, mas cara, principalmente hoje está sendo um dia cruel de viver aqui. Minha vontade era pegar o ônibus e dar o fora daqui. :( Desculpa a demora, mas é que a minha vida está uma loucura!

      Excluir
  10. Uau ! Estou morando em BSB. Há muitas coisas tristes, concordo. Acho que o que está me compensando as dificuldades é ter um carro e poder, assim, frequentar alguns lugares como o CCBB , feiras, parques , etc..sem pagar mais que o combustível .Quero manter algum ânimo, uma esperança de ver coisas boas...mas pude sentir , em pouco tempo, calamidades variadas rs rs

    ResponderExcluir
  11. Isabela,
    creio que já conhece, mas posto aqui um link aonde há algo sobre Brasília, de Clarice Lispector. Se não conhecia, espero que goste :
    http://claricelispector.blogspot.com.br/2009/05/brasilia.html

    ResponderExcluir
  12. Oi Isabela, sou de Santa Catarina, o bom de ler um texto como o teu é ver empatia, algo que NÃO EXISTE nessa desgraça de lugar. Aqui é a "cidade" onde te sugam a alma, a alegria de viver, o povo é extremamente ignorante e mal educado, esses espaços amplos dão depressão, a falta de relevo dá depressão, a falta de vida dessa mentira dá depressão. Tudo é falso, os indicadores de qualidade de vida desse lixo são falsos. Qualidade de vida?? vamos lá.......Saúde pública, um caos absurdo......Educação pública é uma mentira nacional.....Segurança pública não tem, só se vê flanelinha e mendigo por tudo, se vê sequestros, furtos, assaltos, e sinceramente, ao andar na rua eu enxergo muita gente que poderia considerar suspeito de querer me assaltar, o mais incrível são as feições, ah as feições do povo daqui........é sensacional ir a Goiânia, por exemplo, e ver feições tranquilas, de paz de espírito, de satisfação com a vida, mesmo com os percalços normais, e comparar com as feições do povo de Brasília, uma CARRANCA feia e mal humorada, um misto de mau humor e atitude de aborígene, que não sabe viver em sociedade. E o transporte público?? Uma piada de mau gosto, realmente tem baratas nos ônibus, uns caco véio de baú caindo aos pedaços. Cobrador mal educado, motorista psicopata mal educado, tudo mal educado nessa aberração nacional. Preço altíssimo a se pagar é viver nesse buraco, sinceramente isso aqui dá tristeza e depressão, paira uma energia ruim em cima desse lugar, isso é um buraco fim de mundo fim de mundo!!! Força a todos nós!
    Ass.: Polo.

    ResponderExcluir
  13. Sou de São Paulo, cheguei aqui faz quase um ano e estou morrendo nesse lugar! Preciso dar o fora daqui o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. É incrível como Brasília mexe com o humor das pessoas...

    ResponderExcluir
  16. É incrível como Brasília mexe com o humor das pessoas...

    ResponderExcluir
  17. Isabela... Tem quase 2 anos que estou aqui, e para falar a verdade muito triste. Realmente fazer uma amizade é difícil e status aqui nem se fala!

    ResponderExcluir